quinta-feira, 2 de abril de 2009

Conhecendo o Neologismo!

Onde encontra-se?
O neologismo está muito presente, atualmente, nas discussões e/ou assuntos ligados ao campo da Internet; é possível observá-lo com muita freqüência em salas de bate-papo (chat), no orkut ou hi5 (redes sociais) ou mesmo nos e-mails pessoais. Alguns exemplos conhecidos: rs ou lol (risada), vc (você), blz (beleza), dd tc (de onde teclas?), fx (fixe),_l_(dedo, ...),=)(sorriso) etc.
Os neologismos muitas vezes constroem-se com auxílio dos
mecanismos usuais de produção lexical, como a composição (justaposição, aglutinação, prefixação) e a derivação, geralmente por sufixação, como os exemplos brasileiros "petismo" (de PT) e "pefelista" (de PFL), ou os exemplos portugueses "Cavaquista" (de Cavaco) ou "Soarista" (de Soares).
Também se pode considerar a neologia como um
processo dinâmico, que se inicia na sua criação e termina na desneologicidade, recomeçando o processo. Podem-se precisar três aspectos no estudo do nascimento do signo:
A
focalização do signo como determinante e, ao mesmo tempo, o reflexo da organização social;
A referência ao momento de sua criação, o lugar concreto em que se dá, a seleção que se faz, para se escolher o novo signo, bem como a sua aceitabilidade;
A
demonstração do processo de sua desneologização.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ju, muito legal teu blog. Só uma correção (mania de prof!): Onde se encontra e não onde encontra-se. a interrogação atrai o pronome reflexivo para próximo do pronome interrogativo.
    Beijão, Valeria

    ResponderExcluir